Demo Blog

USP cria sistema de criptografia caótica para a internet


Sistemas caóticos

Pesquisadores da USP de São Carlos e de Ribeirão Preto desenvolveram um novo sistema de criptografia que promete maior segurança às transações bancárias e no comércio via internet.

A iniciativa irá dificultar a ação de hackers e espiões em suas tentativas de quebrar códigos de segurança na internet, por exemplo. A criptografia também é importante na codificação de arquivos em notebooks, que podem ser perdidos ou roubados.

"O sistema é inovador porque combina o método tradicional de criptografia com uma parametrização dinâmica obtida de sistemas caóticos. Até onde sabemos, é a primeira vez que esta abordagem foi feita. Com isso, conseguimos produzir um algoritmo computacional com melhorias na segurança e também na velocidade", afirma o professor Odemir Martinez Bruno, do Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da USP.

"Um dos aspectos inovadores do novo sistema é justamente a integração entre os conceitos da física e matemática à computação", afirma Bruno, lembrando que o novo método está em processo de obtenção de patente.

Como a criptografia funciona

O professor explica que a criptografia embaralha letras, números e símbolos para codificar textos e somente pessoas autorizadas podem decodificar e recuperar o texto original. Tradicionalmente, a criptografia utiliza operações lógicas ou aritméticas simples para o embaralhamento.

Na prática, quando um usuário digita os dados de seu cartão de crédito numa transação comercial via internet, as informações são "embaralhadas" de maneira que um invasor não consiga decifrar os códigos. "Somente o banco será capaz de decifrar as informações", explica o professor.

No entanto, hoje em dia boa parte dos algoritmos aplicados na criptografia já foram quebrados. "Esse duelo entre códigos estabelecidos e os que tentam quebrá-los dura mais de dois mil anos. Tanto que a criptografia foi amplamente usada em operações militares. Muitas batalhas e mesmo guerras, foram vencidas ou perdidas pelo sucesso ou fracasso da criptografia", lembra o pesquisador.

"Atualmente, a criptografia desempenha um importante papel na economia moderna. Ela é responsável por garantir a segurança nas transações comerciais em meios eletrônicos, por exemplo", descreve Bruno.



http://info.abril.com.br/noticias

2 Response to "USP cria sistema de criptografia caótica para a internet"

  1. Igor Conrado says:
    29 de junho de 2010 às 16:58

    Isso é uma ótima notícia, basta agora que esse produto seja aceito e licenciado, só assim pode se evitar com que os os caixas eletrônicos sejam usados como caça-níqueis por hackers como vem sendo anunciado na internet nesses últimos dias.

  2. Filipe Sótenes says:
    29 de junho de 2010 às 19:34

    Isso é verdade, os crimes virtuais vem aumentando a cada dia. Essa nova tecnologia dificultara muito as ações dos hackers, parabéns para os pesquisadores !

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.

You can replace this text by going to "Layout" and then "Page Elements" section. Edit " About "

Procurando alguma coisa ?

Use este espaço para suas pesquisas:

Ainda não encontrou o que você está procurando? Deixe um comentário em um poste ou entre em contato comigo para que possa resolver!

Quem sou eu

Minha foto
Discente da Universidade Federal de Alagoas, cursando 1º período em Ciência da Computação.